Filósofo Vladimir Safatle ministra curso gratuito sobre modernismo no Centro Cultural Vale Maranhão | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Filósofo e escritor Vladimir Safatle chega a São Luís para ministrar o curso Modernismos e construção estética do Brasil, de 12 a 15 de julho, das 15h às 17h, no Centro Cultural Vale Maranhão (Ralph Baiker/CCVM/divulgaçao)

Considerado pela revista Veja como “um dos pensadores de esquerda mais célebres do país atualmente”

No momento atual em que o país se encontra, o curso propõe revisitar o projeto estético brasileiro, que procurou articular uma forma muito específica de modernização e de modernismo, com suas contradições, forças e fraquezas, e compreender como ainda estamos no interior de um embate entre diferentes tipos de modernismos que constituem o horizonte de ações sociais brasileiras.

Serão quatro aulas com os temas “Modernismo estético e populismo: a construção estética do país através de uma ‘revolução pelo alto’ capitaneada pela arquitetura”, “A literatura contra os silenciamentos do projeto nacional-desenvolvimentista: o caso Guimarães Rosa”, “Corpo e geometria: o neoconcretismo brasileiro diante do retorno do recalcado. Hélio Oiticica e Lygia Clark” e “O retorno do modernismo sombrio e a falta de uma estética de irreconciliação. O Brasil diante de seu colapso”.

Vladimir Safatle é professor-titular da Universidade de São Paulo (Departamento de Filosofia e Instituto de Psicologia); professor-convidado das Universidades de Paris I – Sorbonne, Paris VII, Paris VIII, Paris X, Berkeley, Essex, Toulouse, Louvain; autor de diversos livros sobre teoria crítica, psicanálise, estética e filosofia política traduzidos em inglês, francês, italiano e espanhol. Ex-colunista de jornais como Folha de São Paulo e El Pais.

As aulas são gratuitas e abertas ao público, sujeitas à lotação do espaço. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado à Av. Henrique Leal (ou Rua Direita), nº 149, Centro Histórico de São Luís.

(Com informações do CCVM e foto de Ralph Baiker)

Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.