Instituto Euvaldo Lodi divulga metas superadas com serviços de estágio, carreira e educação empresarial – Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais


Passaporte Industrial é um serviço prestado pelo órgão

O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), divulgou um balanço positivo dos serviços de estágio e carreiras que compreende seletivos, o programa jovem aprendiz e recrutamento e seleção; os serviços de educação empresarial: cursos abertos e In-company; os de desenvolvimento empresarial com o Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), o Passaporte Industrial e consultorias.

Em 2022, o Instituto realizou o Encontro IEL de estágio na abertura da Expo Indústria Maranhão 2022 com a participação de mais de 2 mil pessoas que foram assistir à palestra “Carreira e Mundo Digital”, do artista e empresário Felipe Titto, no Multicenter Negócios e Eventos.

Felipe Titto falou durante uma hora para uma plateia ávida por aprender as dicas do influenciador digital, que hoje conta com quase 6 milhões de seguidores no seu perfil do Instagram. Ele contou como saiu de uma situação financeira difícil e alavancou a carreira com os meios digitais. Esta é a segunda vez que Felipe fala do assunto utilizando um formato de palestra mais didática.

Passaporte Digital – O Passaporte Industrial, lançado em agosto, é um novo serviço prestado pelo IEL-MA em parceria com o IEL do Espírito Santo para agilizar o processo de contratação das indústrias maranhenses. O Passaporte Industrial é o documento digital da indústria que dá acesso a dados confiáveis de treinamentos e de saúde ocupacional. Além disso, unifica os treinamentos e exames exigidos pelas empresas contratantes e garante a mobilização ágil, econômica e segura dos empregados das empresas contratadas.

Entre os benefícios oferecidos pela ferramenta estão a unificação dos procedimentos médicos, ocupacionais e dos treinamentos de saúde e segurança mais comuns nas grandes indústrias; automação e simplificação da gestão de vencimento de programas, ASO, exames e treinamentos, disponibilizando dados de saúde e segurança do trabalhador. O novo serviço já conta com 11 empresas entre homologadas, contratadas e contratantes com 372 passaportes emitidos.

Estágio – As oportunidades para estágio aumentaram comparadas a 2021. O número de vagas abertas para estágio não obrigatório com a intermediação do IEL apresentou alta em relação ao ano anterior.  Neste ano foram mais de 1.850 estagiários que entraram no campo de trabalho pelo IEL-MA.

Em outra parceria entre FIEMA e SEINC, o IEL executou o Programa da Gestão Ágil com os objetivos de aprimorar o processo de gestão de 60 empresas maranhenses por meio de ferramentas de gestão ágil; modelagem dos processos organizacionais; desenvolvimento de capacitação empresarial; realização de consultorias associadas ao processo de implementação; controle e feedbacks assertivos.

No portefólio de cursos oferecidos pelo IEL – MA, na área de atuação educação executiva, foram capacitados 916 colaboradores, entre eles 294 gestores de empresas maranhenses.

O projeto Ação Empreendedora, que teve a sua 1ª edição em setembro, é uma iniciativa desenvolvida pelo Programa de Aprendizagem Profissional do IEL com o objetivo de aprimorar o desempenho dos negócios, bem como impulsionar a competitividade. Nessas ocasiões, os Jovens Aprendizes apresentam para seus contratantes propostas de melhorias dentro das organizações. Atualmente. o IEL conta com 154 Jovens Aprendizes em campo.

Por meio do Programa de Orientação Estudantil (POE), 1.043 alunos foram capacitados pelo IEL em temas como desenvolvimento de competências socioemocionais, saúde mental no trabalho e comunicação interpessoal atrelada à gestão emocional na inserção dos jovens no mercado de trabalho. Já com a Blitz Institucional, o IEL esteve em 12 ações desenvolvidas em faculdades da capital maranhense.

Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *