Presidente do Condel e diretoria executiva do Sebrae-MA tomam posse nesta quinta-feira – Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais

Celso Gonçalo, presidente do Condel, e os diretores Mauro Borralho (Técnico), Édila Silva (Financeiro) e Albertino Leal (Superintendente) tomam posse nesta quinta-feira no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA)

Dirigentes foram eleitos  em novembro do ano passado

Será realizada nesta quinta-feira (12), a solenidade de posse do novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Celso Gonçalo de Sousa, e da diretoria executiva do órgão, formada por Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente); Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico) e Edila Neves da Silva (diretora de Administração e Finanças).  O evento será a partir das 19h, no Auditório Darcy Ribeiro, do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Os dirigentes foram eleitos  em novembro do ano passado, para liderarem a instituição no quadriênio 2023-2026. Na ocasião, o empresário e presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes, foi indicado e teve seu nome aprovado para exercer a função de vice-presidente da instância deliberativa formado por 15 instituições públicas e privadas, ligadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios no estado.

Nesta gestão, os novos dirigentes assumiram a missão de fortalecer ainda mais o ambiente para os pequenos negócios no Maranhão, que fechou o ano de 2022 com 264 mil pequenos negócios ativos, segundo dados da Receita Federal e Data Sebrae. Desse total, o Sebrae estadual atendeu 187 mil clientes com soluções digitais e 172 mil de forma presencial, mantendo a sua missão de tornar os negócios desenvolvidos, mais competitivos e sustentáveis, com os inúmeros projetos, programas e ações voltadas para o atendimento ao cliente.

“Tivemos um mandato cheio de desafios. Lidamos com dois anos de pandemia e a necessidade de estimular os pequenos negócios a permanecerem ativos, ajudando o estado e o país a não sucumbirem com a crise econômica instaurada pela Covid-19. Apesar disso, conseguimos conquistas significativas para os donos de pequenos negócios, fortalecendo o ambiente legal nos municípios maranhenses e a competitividade dos empreendimentos. Ampliamos, ainda, a nossa presença digital no quadriênio 2019-2022: dos 635,7 mil atendimentos no período, 356 mil foram por meio de nossos canais digitais, enquanto 202,8 mil aconteceram presencialmente”, informa o presidente Raimundo Coelho, lembrando que a instituição ainda comemorou o primeiro cinquentenário em sua gestão.

Na solenidade de posse dos dirigentes do Sebrae Maranhão, na quinta-feira, 12,  também serão apresentados os membros do Conselho Fiscal da instituição para o quadriênio 2023-2026, que iniciam sua gestão no dia 01 de abril de 2023.

Perfil dos dirigentes

Celso Gonçalo de Souza

Natural de Pastos Bons, o engenheiro civil, empresário e líder empresarial Celso Gonçalo de Sousa, assume a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA) em substituição a Raimundo Coelho, liderando a instituição no quadriênio 2023-2026. O novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, é engenheiro civil e vai acumular a função com a de vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Gonçalo já atuava como vice-presidente do CDE na gestão do pecuarista Raimundo Coelho, de 2019-2022.

Albertino Leal de Barros Filho 

O diretor superintendente Albertino Leal foi reconduzido ao cargo de diretor superintendente e, antes, atuou no Sistema Fiema, onde foi superintendente da entidade por cinco anos, além de ter exercido quatro secretarias municipais durante o governo de João Castelo – nas pastas de Educação, Governo, Assuntos Políticos e Orçamento Participativo, tendo sido, ainda, funcionário de carreira do Banco do Brasil.

Mauro Borralho de Andrade 

Vindo dos quadros técnicos do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade também está sendo reconduzido para o segundo mandato como diretor técnico da instituição. Administrador de empresas desde 1994, Borralho é especialista em planejamento estratégico de marketing e em gestão de Projetos de Iniciativas Sociais, Mestre em Gestão de Desenvolvimento Local e Doutorando em Ciências Econômicas, pela Universidade Nacional de Matanza, na Argentina.

Édila Neves da Silva

Funcionária de carreira do Sebrae Maranhão, a nova diretora de Administração e Finanças é Analista Comportamental CIS, com extensão nas áreas de Transformação Digital de Pessoas, Negócios Sociais e Gestão de Gente.

Exerceu, na gestão anterior, o cargo de gerente de Gestão de Pessoas do SEBRAE-MA, onde atuou com a missão de transformar o modelo tradicional da gestão de pessoas em um modelo estratégico de valorização e engajamento dos talentos humanos.

Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *