Governo do Maranhão entrega Unidade de Tratamento para Queimados do Hospital da Ilha | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais


Será primeira do Estado na rede pública 

O Governo do Estado entrega, nesta terça-feira (02), a terceira etapa do Hospital da Ilha, com a inauguração da Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ). Localizado em São Luís e inaugurado em março de 2022, atualmente o Hospital da Ilha conta com 46 leitos pediátricos e 168 leitos adultos, totalizando 214 leitos.

A Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) dispõe de 19 leitos, sendo seis pediátricos e 13 adultos, dentre eles, dois de estabilização. A unidade funcionará 24h por dia, como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos, conforme aponta o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

UTQ – A UTQ contará com uma Câmara Hiperbárica, que tem como principal benefício para o paciente, a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares.

O espaço contará ainda, com Sala de Cinesioterapia, que ofertará um conjunto de exercícios terapêuticos para auxiliar na reabilitação e na melhora de regiões comprometidas do corpo, além de uma Sala de Balneoterapia, onde serão realizados banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.

A equipe técnica será composta por médicos clínicos especialistas em pacientes queimados, médicos cirurgiões plásticos, enfermeiros clínicos, enfermeiros estomaterapeutas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) será a primeira unidade do estado do Maranhão e a única da rede pública do Estado, o que o torna referência para a população maranhense, por ser um local especializado para tratamento dos pacientes vítimas de queimaduras e com principal objetivo de atender esse perfil de pacientes que se encontram nas unidades hospitalares e UPAS da rede estadual de Saúde.

SERVIÇO

 

Admin