Freixo vem ao Nordeste para conhecer São João, mas exclui São Luís do seu roteiro | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais


Presidente da Embratur vai a Pernambuco e Paraíba 

Quadrilha, comida típica, fogueira, bandeirinhas, fogos de artifício e um bom forró são alguns dos elementos das tradicionais festas de São João que podem ser encontradas em diversas cidades do país, em especial no Nordeste. Uma experiência autêntica, que só tem no Brasil e que o mundo precisa conhecer mais e melhor

Com o objetivo de traçar novas estratégias em comum, com governos de estado e prefeituras, para atrair o turista estrangeiro para o São João de 2024, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, cumpre uma extensa agenda em Recife (PE), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), mas não inclui São Luís nesse roteiro, embora a cidade, com uma programação totalmente diferente dos demais estados da região, se vanglorie de ser o maior São João do Mundo.

Na sua primeira parada, Freixo aproveitou para conhecer, nesta quinta-feira (22), a cidade cenográfica do São João do Recife, acompanhado do prefeito do município, João Campos. “O São João é uma festa de todo o Nordeste, com um calendário que dura mais de um mês e tem enorme potencial para ganhar uma dimensão para o turismo internacional tal qual o carnaval tem hoje. É o povo na rua feliz, é culinária, é música, é tradição, e é geração de emprego e renda”, destacou Freixo.

O prefeito Campos apresentou os projetos da capital pernambucana para fomentar o turismo nos festejos juninos. “Aproveitei para conversar sobre a ampliação do turismo na cidade e apresentei a novidade deste ano que foi levar os festejos juninos também para o Centro (da cidade)”.

Em seguida, o presidente da Embratur seguiu para Caruaru (PE), onde se encontrou com um grupo de operadores de viagens da América do Sul – Argentina, Peru e Chile – que foram convidados pela Embratur para conhecerem o São João nas três cidades nordestinas. A ideia foi a de dar maior visibilidade internacional para as festas de São João nos destinos que já possuíam estratégia de promoção para fora do país. “Esse é só o começo, essa é a primeira vez que a Embratur proporciona essa experiência para operadores de turismo estrangeiro. São Agências da Argentina, Chile e Peru que irão comercializar o nosso São João, trazer turistas estrangeiros que vem e indica, chama amigos, volta no ano seguinte”, explicou Marcelo Freixo.

Ainda no município, a comitiva foi visitar o Alto do Moura, um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas, com a Casa-Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino, ateliês, bares e os restaurantes de culinária regional.

Já durante à noite, Marcelo Freixo foi recepcionado pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde circularam por toda estrutura que vai desde a parte cultural até a área de shows. O prefeito explicou que a festança também tem um grande potencial econômico para a região. “É uma festa que vale o investimento. Serão gerados muitos empregos diretos e indiretos, isso traz um grande retorno para a cidade”, destacou Pinheiro.

Viagem – Seguindo o roteiro da viagem, nesta sexta-feira (23), véspera de São João, Freixo partiu para Campina Grande (PB). “Temos que fomentar a cultura do nosso país como um todo, manter essa tradição do verdadeiro forró. O Nordeste, além do sol e praia, é cultura, gastronomia, artesanato, e isso é muito importante”, afirmou o presidente da Embratur.

Nesta tarde, o grupo foi conhecer a Vila Sítio São João e o Salão de Artesanato Paraibano. Freixo encontrou com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. “É com muita felicidade que a gente recebe esse grupo em Campina Grande. É preciso registrar que depois de mais de 30 anos, a cidade tem a alegria de receber o presidente da Embratur para prestigiar o maior e melhor São João do Mundo. Essa visita reforça todos os nossos esforços de propagar a nordestinidade para o Brasil e para o mundo, fazendo com que o Nordeste seja conhecido não apenas pelas suas praias, mas pelo seu povo, sua gastronomia, suas raízes e sua essência”, afirmou Cunha Lima.

À noite, o presidente da Embratur irá assistir os shows no Parque do Povo, que entre as atrações terá a tradicional apresentação de Elba Ramalho. As festividades nas três cidades seguem até o início do mês de julho.

Admin