Governo do Maranhão vai investir R$ 4,5 milhões na reforma da Igreja de Santo Antônio | Maranhão Hoje – MARANHÃO Hoje- Notícias, Esportes, Jogos ao vivo e mais


Reforma será em parceria com o Iphan

Dia de Santo Antônio, celebrado nesta terça-feira (13), foi marcado pela assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Governo Federal para restauração da Igreja de Santo Antônio, no Centro Histórico de São Luís. O documento foi assinado pelo governador Carlos Brandão e pelo presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, no Palácio dos Leões.

“No Dia de Santo Antônio assinamos mais uma parceria com o Governo Federal, a reforma da Igreja de Santo Antônio. O Iphan entrou com o projeto e o Governo do Estado está entrando com o recurso no valor de R$ 4,5 milhões para deixar a igreja novinha, de forma que a nossa parceria com o Governo Federal não para e agora está beneficiando os nossos prédios históricos, nosso Patrimônio Cultural da Humanidade”, declarou Brandão.

O projeto da obra foi entregue sem custos ao Governo do Maranhão como contrapartida do Governo Federal. O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou o diálogo com a gestão estadual para fortalecimento da cultura e preservação do patrimônio físico e imaterial existente no estado.

“O Iphan está entregando o projeto ao Governo do Maranhão para o restauro e a requalificação da Igreja de Santo Antônio. Fomos muito bem recebidos pelo governador Carlos Brandão e por todo o secretariado. Estamos estreitando essa parceria do Iphan com o governo estadual no sentido de cuidar não só do Centro Histórico, mas de todos os espaços, incluindo o patrimônio imaterial. Estamos fortalecendo essa relação para que a cultura do Maranhão prospere cada vez mais”, afirmou Leandro Grass.

Parte do secretariado estadual acompanhou a solenidade, incluindo os secretários Aparício Bandeira (Infraestrutura) e Lene Rodrigues (Cidades e Desenvolvimento Urbano), responsáveis pelas pastas que estarão envolvidas com a execução da obra.

“Discutimos essa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal sobre o programa estadual Nosso Centro, que é um programa de revitalização e reforma dos casarões do Centro Histórico da nossa cidade. Este é um dia muito importante”, destacou a secretária Lene Rodrigues.

O secretário Aparício Bandeira destacou a relevância da parceria, uma vez que ao receber o projeto, a gestão estadual economiza recursos e ganha celeridade para realização da obra.

“É uma parceria importante, pois o Iphan nos disponibilizou esse importante projeto e, com a autorização do governador e recursos do Tesouro Estadual, vamos requalificar a igreja e será muito importante para o patrimônio histórico do Maranhão”, frisou.

A superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão, lembrou que a parceria com a gestão estadual é fundamental para a preservação do patrimônio.

“Estamos doando o projeto de reforma da Igreja de Santo Antônio, que é um bem tombado, um projeto importante para a nossa cidade e para o nosso estado, justamente no Dia de Santo Antônio, que faz parte da nossa cultura, um santo junino que é bastante comemorado. Esse ato é a continuidade de uma parceria importante com o Governo do Estado”, comentou.

Também estiveram presentes na reunião os secretários estaduais Yuri Arruda (Cultura), Sérgio Macedo (Comunicação Social) e o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, Robson Paz; além dos representantes do Iphan, Ricardo Medeiros (coordenador geral de Cooperação Internacional), Daniel Sombra (diretor do Departamento de Projetos e Obras), Desirée Tozi (diretora do Departamento de Cooperação e Fomento), Deyvesson Gusmão (diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial), Larissa Barros (chefe de Gabinete da Presidência do Iphan), Raphael Pestana (coordenador técnico do Iphan/MA) e André Batista (coordenador administrativo do Iphan/MA).

Admin