Froz Sobrinho é eleito presidente do Tribunal de Justiça e José Luiz Almeida será o corregedor – MARANHÃO Hoje

Da esquerda para a direita, os desembargadores Jorge Figueiredo, Raimundo Bogéa, o presidente Froz Sobrinho e corregedor José Luiz Almeida (Ribamar Pinheiro/TJMA)

Froz Sobrinho assume presidência do TJMA em abril

O Tribunal de Justiça do Maranhão definiu a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual para o biênio de abril de 2024 a abril de 2026, em votação durante Sessão Plenária administrativa, nesta quinta-feira (1º). Os desembargadores Froz Sobrinho (presidente), Raimundo Bogéa (1ºvice-presidente), Jorge Figueiredo (2º vice) e José Luiz Almeida (corregedor-geral) foram eleitos para os cargos e tomarão posse na última sexta-feira de abril (26).

Candidato único, Froz Sobrinho foi eleito por unanimidade com 33 votos. O 1º vice-presidente, Raimundo Bogéa, recebeu 22 votos, e o desembargador Jorge Figueiredo, foi eleito para o cargo de 2º vice-presidente, com 31 votos. Já o corregedor-geral, o desembargador José Luiz Almeida recebeu os 33 votos.

O futuro corregedor-geral da Justiça indicou a juíza Andréa Perlmutter para diretora do Fórum de São Luís, nome aprovado pela unanimidade dos membros da Corte. Foi a primeira sessão com a presença das desembargadoras Márcia Chaves e Oriana Gomes e do desembargador Nilo Ribeiro, que tomaram posse na semana passada.

Prioridade – “A gente tem que ir ao cidadão”, destacou o desembargador Froz Sobrinho, na entrevista pós-eleição. O atual corregedor-geral da Justiça enfatizou que a prioridade é cuidar das pessoas, o que inclui o quadro de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.

Acrescentou que outro foco da futura gestão é cumprir metas, citando as relacionadas aos processos, ao meio ambiente, inclusão, defesa dos direitos humanos, sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia, neste caso para facilitar ainda mais o acesso digital, trabalho que tem desenvolvido à frente da Corregedoria, com implantação de Salas de Justiça em todos os termos judiciários, mesmo os mais distantes.

O novo corregedor-geral falou sobre o trabalho conjunto a ser feito com o presidente eleito, mas com determinação em torno de um objetivo comum, que traga mais resultados para a população.
 
“Trabalhar para que o Judiciário do Maranhão seja mais produtivo ainda, sobretudo e fundamentalmente, dar condições aos magistrados. As condições já são boas, mas elas podem melhorar”, avalia José Luiz Almeida.

O presidente Paulo Velten (ao centro, na foto abaixo) disse que o discurso do futuro corregedor-geral da Justiça é absolutamente compatível com o que tem sido feito até agora e tem certeza que a nova Mesa Diretora – que terá o desembargador Froz Sobrinho à frente – trabalhará constantemente pelo aprimoramento do Poder Judiciário do Estado.

“Estamos todos em festa. Essa é uma mesa diretora formada por magistrados experientes, tarimbados, que – eu tenho certeza absoluta – fará uma boa gestão do Tribunal de Justiça, entregando uma prestação jurisdicional íntegra, célere e efetiva à sociedade maranhense”, concluiu o atual presidente do TJMA.

A sessão foi conduzida pelo presidente do TJMA, com a participação presencial de 32 desembargadores e desembargadoras, no Plenário, e do desembargador Josemar Lopes Santos, em seu gabinete no Tribunal.

Emoção – O novo presidente não conteve as lágrimas ao narrar sua trajetória, em mais de trinta anos de vida pública, a convivência, o trabalho ao lado dos(as) colegas magistrados(as) e o apoio. Lembrou que a Corregedoria Geral da Justiça é exemplo nacional, com os dois maiores prêmios do CNJ.

“Toda a nossa governança, senhor presidente, estará a serviço, prioritariamente, dos que têm fome e sede de Justiça, dos vulneráveis, como está sendo agora. Apoiamos a ideia de um sistema de Justiça humanitário, inclusivo, fraterno e restaurativo”, frisou.

Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *